Boca de tacho fala, fala muito. Um espaço de breves observações sobre esta cidade, suas manias, sua política e seu contraponto.

3 de jan. de 2012

Manifesto do Blog Boca de Tacho


Não! Este não é um blog limpinho como a grande mídia se faz. Este blog é sujo, subversivo, e que não tem medo de dar nome aos bois, de cutucar a merda, de meter o dedo na ferida. E convenhamos, a cidade de Ponta Grossa escancara problemas e descasos. A “Princesa dos Campos” é monárquica para alguns, mas nefasta para outros, para a maioria, óbvio. A cidade não é assim porque tem um feitiço em suas águas, tem mandinga em sua terra, tem amarração no seu vento... Ela se tornou assim, dominada, sitiada por uma elite política mergulhada nos acordos e nas maracutaias. A merda toda só aumentou com as péssimas administrações públicas que jamais se concentraram na construção de políticas públicas responsáveis em setores estruturantes para a vida social e principalmente para quem mais precisa, essa elite que come feijão e arrota caviar prestou sistematicamente um desserviço a essa população, que volte e meia é enganada por promessas eleitoeiras e de maneira cíclica acaba caindo na mesma lorota.
A grande mídia local se cala diante dos problemas da cidade. Para dar aquele tom de “imparcialidade” uma matéria aqui e acolá sobre os buracos nas ruas, sobre a pichação no Parque Ambiental, mas problemas de verdade eles passam longe, preferem noticiar o quanto o poder público na figura do Prefeito Wosgrau está “esforçando para trazer mais uma multinacional para a cidade”. A mídia noticia, mas não deixa opinar, está visivelmente atrelada simbolicamente seja lá por qual valor de troca, a um projeto de poucos feito para poucos e onde poucos acabam ganhando. Salvo exceções, que mesmo dentro do sistema corporativista da grande mídia, conseguem abrir brechas para mostrar o caos estrutural na cidade, a esses, meus sinceros cumprimentos.
O Blog Boca de Tacho se propõe a ser um contraponto. Como entusiastas das mídias alternativas, das produções midiáticas independentes, o blog tem dois objetivos: incomodar e sugerir. Incomodar essa gente que acha que manda na cidade, essa direita megera que nunca deu a mínima para os bairros, para os trabalhadores, para os estudantes. E sugerir uma nova proposta de cidade, de gestão dos bens públicos, de bom funcionamento dos serviços públicos, e principalmente na elaboração de verdadeiras estruturas básicas para essa gente. Nossa atuação seja por vias burocráticas, legal, militante, subversiva... Queremos apontar para uma cidade onde se possa ver mais oportunidades pautadas no compromisso com justiça social.
O que queremos falar não é nada conveniente aos poderosos, aos mandatários. O título desse blog é de certa forma uma homenagem ao povo dessa cidade, a cultura e ao jeito típico que dá vida e ainda faz suspirar um sonho de um novo amanhã, Boca de Tacho é um dos diálogos do livro Jacu Rabudo – A linguagem coloquial de Ponta Grossa (2010), elaborado pelo Professor Hein Leonard Bowles.
 - Você também, hein! Não sabe fica quieto! Ô boca de gamela! Agora veja só o tamanho da encrenca
- Esse triste, boca de tacho, só me arruma confusão. (P.83)

Por não saber ficar quieto e principalmente por adorar uma boa confusão, o Blog Boca de Tacho se lança a blogosfera. Vamo chega o mío na turmada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário